quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Jornalismo Online Cabo -Verdiano: Enquadra-se em que fases?

Ao longo do tempo o homem sempre sentiu a necessidade de comunicar ente si. É desta forma que a comunicação sempre fez parte da nossa vida, no dia-a-dia. Antigamente, os homens comunicavam através dos gestos, sons do tambor, pintura, foguetes, desenhos, etc. E hoje, temos vários meios de comunicação como: a Rádio, a Televisão, o Jornal impresso e com a evolução da internet temos o Jornal Online.

Fonte: Internet

O jornalismo online - é o jornalismo praticado no novo meio comunicacional da Internet, onde se inclui gráficos, animações, som e elementos interactivos, o que não podemos incluir no jornalismo impresso.
Análise critico do jornalismo online de acordo com as fases de Cabrera Gonzalez e João canavilhas.
Fases do jornalismo online apresentado pelo Cabrera Gonzalez:
 Modelo fac-smile - correspondente à reprodução simples de páginas da versão impressa de um jornal, quer através da sua digitalização, quer através de um PDF.
Modelo adaptado - os conteúdos ainda são os mesmos das versões escritas dos jornais, mas a informação é apresentada num layout próprio. Nesta fase começam a ser integrados links nos textos.
Modelo digital – os jornais têm um layout pensado e criado para o meio online. A utilização do hipertexto e a possibilidade de comentar são presença obrigatória e as notícias de última hora passam a ser um factor de diferenciação em relação às versões em papel.
Modelo multimédia - uma fase em que as publicações tiram aproveitamento máximo das características do meio, nomeadamente a interactividade e a possibilidade de integrar som, vídeos e animações nas textos.
De um modo geral pode se dizer que os jornais on-line (A Semana, A Nação, Expressos das Ilhas, Liberal) estão na terceira fase que corresponde ao “modelo Digital” porque podemos encontrar nos jornais, layout criado para o meio online, divulgação das notícias de última hora o que deferência do jornal impresso. Nesta fase Cabrera fala do uso de hipertexto, mas nenhum dos jornais em análise, apresentam essa característica da internet.
Ainda podemos encontrar alguns links no jornal “A Semana ” apenas no final da página, mas é raramente encontrar nos jornais online nacional.

Por outro lado, João Canavilhas, restringiu o processo em duas fases: Jornalismo Online e o Web jornalismo/ciberjornalismo.
Primeira fase “Jornalismo On-line”- A actualização é constante, o hipertexto e a possibilidade de comentar as notícias, no caso de jornais online, são as inovações em relação à edição impressa.
Segunda fase “ webjornalismo/ ciberjornalismo - As notícias são produzidas com recurso a uma linguagem constituída por palavras, sons, vídeos, infografias e hiperligações. Esta combinação dá ao utilizador (leitor, internauta) a liberdade de traçar o seu próprio roteiro de Leitura.
De acordo com as fases apresentadas pelo João Canavilhas, os jornais online estão na primeira fase, pois as versões online são idênticas as impressas, diferenciando-se na possibilidade de comentar.
No meu ver, comparando com o jornalismo online internacional, podemos constatar que o jornalismo online em cabo verde está no crescimento.
Vejamos exemplos de alguns Sites:
Sites relacionados